“Entendemos
que o nível de instrução de alguém pode ser definido por aquilo que se lê ou do
quanto se lê” (Bourdieu). Analisando afirmação podemos refletir: temos
necessidade constante de leituras quando somos estudantes? Que condições são
criadas para que os alunos tornem-se leitores competentes? Este projeto nos
mostra o estímulo à leitura de diversos gêneros durante o almoço, na
perspectiva de proporcionar aos alunos o ato da leitura, mesmo que por 5
minutos.
Textos
Trabalhados:
1. O medo da sementinha – História resumida de Rubem
Alves – Conto
2. Olhe no espelho – Lya Luft – Crônica
3. Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia –
texto de Marina Colasanti – Crônica
4. Sentimento de bebê – Denilson Ferreira – Poema
Exposição de Livros de Apoio Pedagógico – Projeto Alvorada:
O Centro de Multimeios realizou
em junho deste ano uma exposição de livros de apoio pedagógico, que foram
adquiridos pela SEDUC, para os funcionários da nossa escola, EEEP EDSON
QUEIROZ, onde contou com a participação de um número significativo de professores
e funcionários. Tivemos no fechamento desse dia, o empréstimos de muitos livros
pelos participantes.
Projeto “Li,
Gostei e Recomendo”
O Projeto “Li, Gostei e Recomendo” surge a partir da necessidade da constatação do letramento literário dos leitores da Biblioteca Patativa do Assaré. Instigar nos alunos à leitura aguçada pela curiosidade despertando o interesse pela leitura o que contribuirá para alcançarmos as metas estabelecidas pelo Plano de Ação do Centro de Multimeios. O aluno deve ler o livro, automaticamente ele gosta e recomenda aos amigos.
Projeto de
Monitoria do Centro de Multimeios
O presente Projeto foi idealizado pelos
professores do Centro de Multimeios com
a finalidade de estreitar as relações com o corpo discente de tal maneira que
canais de comunicação fossem criados a partir da escolha de monitores
representantes de cada curso das turmas dos primeiros anos, como estimular a
leitura, aproximar o grupo de monitores com os demais alunos e propiciar a
troca de idéias.
Projeto Curtir, comentar e compartilhar- O uso de redes socias para produção textual:
As redes
sociais têm um papel importante nas relações
humanas da atualidade. Nesse sentido, este trabalho relata o uso do Facebook
como um suporte virtual e pedagógico na E.E.E.P. Edson Queiroz para a Olimpíada
Brasileira de Português (OBP), que aborda o tema “O lugar onde eu vivo!”. Criamos
um grupo no Facebook onde os alunos pudessem desenvolver
debates extraclasse sobre o lugar onde vivem. Ressaltamos também o uso
das ferramentas curtir, comentar e compartilhar, os três “c’s”, na interação do
grupo.
Com isso, realizamos
oficinas de contação de história para que ampliassem seu conhecimento; Criamos
o dia F, dedicado para o uso do Facebook, com postagens no ambiente virtual.
Reforçamos ainda, o uso das ferramentas três “C” para proporcionar aos
estudantes a elaboração de seus textos nas seguintes ações, denominadas, por
nós, de atividades: Curtir – nos
permite dizer que o aluno não apenas gostou, mas que também está presente no
ambiente analisando e lendo os posts. Comentar- opinar um texto proporcionando a interação
para a aprendizagem. E por fim, compartilhar-
podemos dividir com os demais, informações, fotos, vídeos e documentos que
enriqueçam as produções.
A
interação dentro de um ambiente virtual contribui para a formação do
conhecimento para a construção de uma identidade mais interativa, no que diz
respeito ao relacionamento entre seres humanos mediado pela tecnologia. Com
efeito, para além da interatividade evidente, identificamos categorias que
justificam o uso positivo das estratégias pedagógicas dentro de um espaço
virtual. O ambiente virtual, em função do aspecto lúdico que lhe é peculiar,
torna menos árida a aprendizagem da história local e dos gêneros textuais
trabalhados. Isso ocorre também, porque além dos alunos identificarem o grupo
como um espaço fácil de conseguirem um aprimoramento do aprendizado, eles
também interagiram de forma produtiva dentro desse ambiente. Assim, ao proporcionarmos essa nova metodologia de
ensino, aproximamos hábitos culturais à realidade dos alunos, proporcionando
uma aprendizagem mais horizontada e próxima dos conceitos construtivistas que a
educação requer.
Projeto Semana do Centenário de Luiz Gonzaga
Nesse
ano de 2012 comemoramos o centenário do cantor nordestino Luiz Gonzaga. A Vida
do grande mestre Luiz Gonzaga, considerado o rei do baião, foi mostrar a
diversidade de manifestações folclóricas, os hábitos e costumes, as crenças, os
valores e a riqueza cultural através das músicas com letras carregadas de uma
história, de uma identidade social de forma simples mostrando a força da fé e
do modo de viver do povo Nordestino. A EEEP Edson Queiroz como escola formadora
de cidadãos conscientes do seu papel social, em especial e como idealizador o
Centro de Multimeios Patativa do Assaré realizou durante a semana de 10 a 13 de
dezembro um projeto com o envolvimento do corpo docente e discente um evento
cultural em homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga que representou e ainda
representa para a cultura popular Brasileira uma grande importância. Tivemos
diversas apresentações, danças, teatro, literatura de cordel, desfile e muito
forró pé de serra com a banda Quixote.
O evento teve uma competição de tarefas entre os eixos dos
cursos da escola. Acompanhe os resultados:
Dança (2° anos)
1° lugar- Informática
2° lugar- Enfermagem
3° lugar- Eventos
Desenhos (Todos os
eixos)
1° lugar- Informática 3, Agroindústria 2 (dois desenhos da
mesma turma)
2° lugar- Informática 2
3° lugar- Informática 3
Teatro (1 ° anos)
1° lugar- Hospedagem
2° lugar- Agroindústria
3° lugar- Enfermagem
Cordel (3° anos)
1° lugar- Agroindústria
2° lugar- Turismo
3° lugar- Informática
Casal ou Dupla caracterizado ( Todos os eixos)
1° lugar- Informática
2° lugar- Enfermagem – Agroindústria
3° lugar- Turismo
Grupo de estudo Multiged
Desde novembro de ano passado com a orientação do professor do Centro de Multimeios Eryck Dieb, foi criado o grupo de pesquisa e estudo Multiged. Multi - vem da palavra Multimeios (muitas atividades, pesquisas, assuntos) e Ged- vem de gêneros digitais. Esse tem por objetivo estudar e atuar na EEEP Edson Queiroz com recursos digitais para o auxílio da leitura e da produção textual. O grupo conta com a participação de 14 alunos (orientandos) e com a orientação do professor Eryck, como apoio e colaboradores: Jaqueline - Susana - Horteles - Sabrina e Edcleison. Com o mesmo desenvolvemos 7 trabalhos que são: Jogos Digitais para a Produção textual - Aprendizagem Cooperativa - Projeto dos Três c's - Jornal Escolar - Histórias em Quadrinhos - Das Cartas aos Emails - O uso da plataforma Moodle para auxiliar a produção textual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário