Projetos

                                                                   Almoço Literário
“Entendemos que o nível de instrução de alguém pode ser definido por aquilo que se lê ou do quanto se lê” (Bourdieu). Analisando afirmação podemos refletir: temos necessidade constante de leituras quando somos estudantes? Que condições são criadas para que os alunos tornem-se leitores competentes? Este projeto nos mostra o estímulo à leitura de diversos gêneros durante o almoço, na perspectiva de proporcionar aos alunos o ato da leitura, mesmo que por 5 minutos.
Textos Trabalhados:
           1.      O medo da sementinha – História resumida de Rubem Alves – Conto
           2.      Olhe no espelho – Lya Luft – Crônica
           3.      Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia – texto de Marina Colasanti – Crônica
     4.      Sentimento de bebê – Denilson Ferreira – Poema


















                           Conheçam os bichinhos do projeto Cuide bem do livro, seu nome e sua função:









                          
                         Exposição de Livros de Apoio Pedagógico – Projeto Alvorada:

O Centro de Multimeios realizou em junho deste ano uma exposição de livros de apoio pedagógico, que foram adquiridos pela SEDUC, para os funcionários da nossa escola, EEEP EDSON QUEIROZ, onde contou com a participação de um número significativo de professores e funcionários. Tivemos no fechamento desse dia, o empréstimos de muitos livros pelos participantes.











                                                       Projeto “Li, Gostei e Recomendo”

O Projeto “Li, Gostei e Recomendo” surge a partir da necessidade da constatação do letramento literário dos leitores da Biblioteca Patativa do Assaré. Instigar nos alunos à leitura aguçada pela curiosidade despertando o interesse pela leitura o que contribuirá para alcançarmos as metas estabelecidas pelo Plano de Ação do Centro de Multimeios. O aluno deve ler o livro, automaticamente ele gosta e recomenda aos amigos.




                                         Projeto de Monitoria do Centro de Multimeios

O presente Projeto foi idealizado pelos professores do Centro de Multimeios com a finalidade de estreitar as relações com o corpo discente de tal maneira que canais de comunicação fossem criados a partir da escolha de monitores representantes de cada curso das turmas dos primeiros anos, como estimular a leitura, aproximar o grupo de monitores com os demais alunos e propiciar a troca de idéias. 



               

             
                 Projeto Curtir, comentar e compartilhar- O uso de redes socias para produção textual:



As redes sociais têm um papel importante nas relações humanas da atualidade. Nesse sentido, este trabalho relata o uso do Facebook como um suporte virtual e pedagógico na E.E.E.P. Edson Queiroz para a Olimpíada Brasileira de Português (OBP), que aborda o tema “O lugar onde eu vivo!”. Criamos um grupo no Facebook onde os alunos pudessem desenvolver debates extraclasse sobre o lugar onde vivem. Ressaltamos também o uso das ferramentas curtir, comentar e compartilhar, os três “c’s”, na interação do grupo. 





Com isso, realizamos oficinas de contação de história para que ampliassem seu conhecimento; Criamos o dia F, dedicado para o uso do Facebook, com postagens no ambiente virtual. Reforçamos ainda, o uso das ferramentas três “C” para proporcionar aos estudantes a elaboração de seus textos nas seguintes ações, denominadas, por nós, de atividades: Curtir – nos permite dizer que o aluno não apenas gostou, mas que também está presente no ambiente analisando e lendo os posts. Comentar- opinar um texto proporcionando a interação para a aprendizagem. E por fim, compartilhar- podemos dividir com os demais, informações, fotos, vídeos e documentos que enriqueçam as produções.




A interação dentro de um ambiente virtual contribui para a formação do conhecimento para a construção de uma identidade mais interativa, no que diz respeito ao relacionamento entre seres humanos mediado pela tecnologia. Com efeito, para além da interatividade evidente, identificamos categorias que justificam o uso positivo das estratégias pedagógicas dentro de um espaço virtual. O ambiente virtual, em função do aspecto lúdico que lhe é peculiar, torna menos árida a aprendizagem da história local e dos gêneros textuais trabalhados. Isso ocorre também, porque além dos alunos identificarem o grupo como um espaço fácil de conseguirem um aprimoramento do aprendizado, eles também interagiram de forma produtiva dentro desse ambiente. Assim, ao proporcionarmos essa nova metodologia de ensino, aproximamos hábitos culturais à realidade dos alunos, proporcionando uma aprendizagem mais horizontada e próxima dos conceitos construtivistas que a educação requer.






                                       


                                         Projeto Semana do Centenário de Luiz Gonzaga

Nesse ano de 2012 comemoramos o centenário do cantor nordestino Luiz Gonzaga. A Vida do grande mestre Luiz Gonzaga, considerado o rei do baião, foi mostrar a diversidade de manifestações folclóricas, os hábitos e costumes, as crenças, os valores e a riqueza cultural através das músicas com letras carregadas de uma história, de uma identidade social de forma simples mostrando a força da fé e do modo de viver do povo Nordestino. A EEEP Edson Queiroz como escola formadora de cidadãos conscientes do seu papel social, em especial e como idealizador o Centro de Multimeios Patativa do Assaré realizou durante a semana de 10 a 13 de dezembro um projeto com o envolvimento do corpo docente e discente um evento cultural em homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga que representou e ainda representa para a cultura popular Brasileira uma grande importância. Tivemos diversas apresentações, danças, teatro, literatura de cordel, desfile e muito forró pé de serra com a banda Quixote. 














O evento teve uma competição de tarefas entre os eixos dos cursos da escola. Acompanhe os resultados:
Dança (2° anos)
1° lugar- Informática
2° lugar- Enfermagem
3° lugar- Eventos

Desenhos (Todos os eixos)
1° lugar- Informática 3, Agroindústria 2 (dois desenhos da mesma turma)
2° lugar- Informática 2
3° lugar- Informática 3

Teatro (1 ° anos)
1° lugar- Hospedagem
2° lugar- Agroindústria
3° lugar- Enfermagem

Cordel (3° anos)
1° lugar- Agroindústria
2° lugar- Turismo
3° lugar-  Informática

Casal  ou Dupla caracterizado ( Todos os eixos)
1° lugar- Informática
2° lugar- Enfermagem – Agroindústria
3° lugar- Turismo






Grupo de estudo Multiged




 Desde novembro de ano passado com a orientação do professor do Centro de Multimeios Eryck Dieb, foi criado o grupo de pesquisa e estudo Multiged. Multi - vem da palavra Multimeios (muitas atividades, pesquisas, assuntos) e Ged- vem de gêneros digitais. Esse tem por objetivo estudar e atuar na EEEP Edson Queiroz com recursos digitais para o auxílio da leitura e da produção textual. O grupo conta com a participação de 14 alunos (orientandos) e com a orientação do professor Eryck, como apoio e colaboradores: Jaqueline - Susana - Horteles - Sabrina e Edcleison. Com o mesmo desenvolvemos 7 trabalhos que são: Jogos Digitais para a Produção textual - Aprendizagem Cooperativa - Projeto dos Três c's - Jornal Escolar - Histórias em Quadrinhos - Das Cartas aos Emails - O uso da plataforma Moodle para auxiliar a produção textual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário